A Igreja Católica reunida e alimentada pela Palavra e pela Eucaristia, existe e manifesta-se em cada Diocese, também chamada Igreja Particular, em comunhão com o Bispo de Roma. A Diocese é a porção do Povo de Deus, confiada ao governo do Bispo Diocesano e seu Presbitério. A Região Pastoral é uma parte da Diocese e seu objetivo é dinamizar a vida pastoral missionária da Igreja Particular. É constituída por diversas paróquias, mais próximas territorialmente, para favorecer o desenvolvimento do trabalho pastoral em uma ação comum, em vista da prática efetiva do Plano Diocesano de Pastoral e da ação evangelizadora da Igreja. A Diocese de Santo André conta com 10 Regiões Pastorais. O Coordenador Regional é o sacerdote eleito pelos padres da Região e ratificado pelo Bispo Diocesano para, à frente da Região Pastoral, coordenar, animar e dinamizar a vida pastoral missionária da Região em comunhão com toda a Diocese. A Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Diocese, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco ou administrador paroquial como seu pastor, sob a autoridade do Bispo Diocesano.

41527249485_173e8ebe65_k

ÁREA PASTORAL 1: MINISTÉRIOS ORDENADOS E VIDA CONSAGRADA

A área pastoral 1 reúne pastorais e movimentos bastante específicos: os ministros ordenados (pela Pastoral Presbiteral), os religiosos, religiosas e consagrados (pelo Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil) e todos os grupos que se relacionam diretamente com a promoção vocacional da diocese ao diaconado e ao presbiterado (Comissão Diocesana dos Diáconos, Escola Diaconal Diocesana, Seminário Diocesano e Pastoral Vocacional), bem como as diversas formas de vida consagrada(viúvas, leigas e novas comunidades).

Os grupos desta área tem como objetivo unir e articular os membros e os grupos afins, tendo Deus como referência, visando o bem-estar em todas as dimensões (espirituais, físicas, intelectuais etc.), para que os servidores da Igreja com especial consagração possam ter bom êxito em seus trabalhos apostólicos, sentindo-se realizados e sendo assim, inspiração para futuros sacerdotes, diáconos, religiosos ou consagrados. Cada grupo trabalha com diversas frentes: serviço às paróquias, escolas, grupos de risco e tantas outras atividades específicas.

ACESSE AQUI
30097125448_0f82b2a41d_b

ÁREA PASTORAL 2: PARA O LAICATO, A VIDA E A FAMÍLIA

A Área Pastoral 2 congrega as forças diocesanas voltadas à maior porção do Povo de Deus: os que encontram no batismo o caminho e a fonte essenciais de sua vocação, concretizada em diferentes serviços desempenhados pelos leigos no seio da Igreja, na vida familiar e nas mais variadas dimensões do mundo, através da promoção da vida em sua integralidade (LG, 31).

Tendo por base o mistério pascal, estes grupos cultivam o discipulado a Jesus Cristo, de maneira que, vivendo diariamente a fé e a conversão, deem testemunho de Cristo Ressuscitado no mundo. Assim, sua missão na Igreja é anunciar o Evangelho da vida reconhecendo Jesus presente em todas as realidades de sofrimento, em especial na pobreza, não tida somente como pobreza material; recordando, no entanto que: “Sem a opção preferencial pelos pobres, o anúncio do Evangelho corre o risco de não ser compreendido ou de afogar-se naquele mar de palavras que a atual sociedade da comunicação diariamente nos apresenta” (EG, 199); reconhecendo a importância da vida familiar como patrimônio da humanidade (DAp, 114), promovem, em nome da Igreja – nos âmbitos da espiritualidade conjugal, do engajamento.

ACESSE AQUI
47165495_2574477492577475_1669598055906672640_n

ÁREA PASTORAL 3: PARA AÇÃO MISSIONÁRIA E COOPERAÇÃO INTER-ECLESIAL

Esta área pastoral reúne grupos eminentemente importantes para a nova configuração evangelizadora da Igreja Católica, em especial após o Concílio Vaticano II.  A atuação dos grupos e movimentos que compõe esta área se dá na perspectiva da organização pastoral em busca de uma Igreja em saída, no apoio material em prol de todas as realidades eclesiais mais necessitadas de recursos e no incentivo à missão, num processo permanente e de responsabilidade de todos, em favor da organização e animação para a missão, incluindo a formação e espiritualidade missionária.

ACESSE AQUI
32330311978_16de280025_k

ÁREA PASTORAL 4: PARA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

A Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética tem como objetivo promover a ação catequética, o aprofundamento doutrinal e a reflexão teológica, em unidade, comunhão e participação de todos os catequistas, fazendo com que a vivência do discipulado em toda ação catequética esteja à serviço da Iniciação à Vida Cristã, estimulando a atividade evangelizadora por meio do testemunho que deseja atrair adultos, jovens, adolescentes e crianças à experiência concreta e pessoal com Jesus Cristo e a vinda de seu Reino, por meio de uma Catequese Querigmática e Mistagógica.

ACESSE AQUI
IMG-20190124-WA0066

ÁREA PASTORAL 5: PARA LITURGIA

Esta área abrange diferentes grupos, que tem como objetivos suscitar a vida litúrgica na Diocese, oferecendo suporte integral (promoção, fortalecimento, acompanhamento e formação) , realizado em todos os âmbitos (diocesano, regional e paroquial); refletir o Cristo servo, levando sua presença a quem mais necessita, mediante um trabalho de comunhão; favorecer a participação ativa de jovens, crianças e famílias na vida eclesial, fomentando o conhecimento, a ministerialidade e o compromisso com a fé cristã; despertar entre os diocesanos o sentido do discipulado-missionário no seguimento a Jesus Cristo (DAp 20), através de sua vertente específica – a Sagrada Liturgia – pois “ao vivê-la, celebrando o Mistério Pascal, os discípulos de Cristo penetram mais nos mistérios do Reino e expressam de modo sacramental sua vocação de discípulos e missionários

ACESSE AQUI
11427163_1019274718097768_277920377301962039_n

ÁREA PASTORAL 6: PARA AÇÃO SOCIAL TRANSFORMADORA

A área pastoral 6 reúne as pastorais, movimentos e organismos que a partir de ações organizadas e articuladas e pelo compromisso com a comunidade se transformam em Pastorais Sociais.
Promove o testemunho eclesial da justiça, da caridade e da paz, a defesa da integridade da criação e incentiva o estudo e a prática da Doutrina Social da Igreja. O foco das ações desta área está na inclusão daqueles que estão nas periferias existenciais.

ACESSE AQUI
41141146325_9bd6f2585b_b

ÁREA PASTORAL 7: PARA A CULTURA, EDUCAÇÃO, DIÁLOGO E COMUNICAÇÃO

Esta Área Pastoral congrega pastorais que querem, por sua ação e testemunho, promover a cultura e espiritualidade do acolhimento. De acordo com a ação de cada pastoral tem objetivos específicos como: Promover o diálogo ecumênico e inter-religioso desenvolvendo o espírito de fraternidade e de cooperação entre as Igrejas Cristãs abertas ao diálogo; animar e articular a comunicação na Igreja do Brasil, com os meios e os processos de comunicação, tendo presente a cultura e as linguagens das novas tecnologias no anúncio do Reino de Deus aos povos; promover e defender os valores culturais, a educação e o ensino religioso. Ser a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação integrando os valores culturais à dimensão religiosa.

ACESSE AQUI

Comentários estão bloqueados.