2019

DEZEMBRO

Prot. 2319/35 – 28/12/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. José Renato Vendrusculo, CS, religioso-presbítero da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), como Vigário Paroquial da Paróquia São José, Centro Alto, em Ribeirão Pires – SP, em plena comunhão com o Pároco local; enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2318/35 – 28/12/2019: Por este decreto fica aprovado e reconhecido por um prazo de cinco anos, o Regimento da Fraternidade das Novas Comunidades da Diocese de Santo André ou FRATER SANTO ANDRÉ, como um organismo de apoio à comunhão de carismas das Novas Comunidades presentes na Diocese, e cujo objetivo é promover reuniões de espiritualidade, partilhas e experiências e também para deliberações de interesse comum dos membros, bem como promover eventos de comunhão com expressão diocesana, que atendam às necessidades de formação, e ainda assessorar o Bispo Diocesano em todas as questões pertinentes.

Prot. 2317/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Perito (psicólogo), o Ilmo. Sr. Dr. Ario Borges Nunes Junior, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2316/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Perito (psicólogo), o Revmo. Pe. Leandro Alves de Figueredo, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2315/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Perito (psicólogo), o Revmo. Pe. Francinaldo de Sousa Justino, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2314/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Notária, a Ilma. Srª Drª Thais Cristina Araújo Rodrigues Pereira, pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2313/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Notário, o Revmo. Pe. Antônio Araújo de Souza, incardinado na Diocese de Campina Grande (PB), pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2312/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Notário, o Revmo. Diác. Me. João Lázaro da Silva, pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2311/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Auditor, o Revmo. Pe. Robervam Martins Oliveira, incardinado na Diocese de Guaxupé (MG), pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2310/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Auditora, a Ilma. Srª Drª Pamella Daniela Nóbrega, pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2309/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Auditora, a Ilma. Srª Drª Nadir Aparecida Pazin, pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2308/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Auditora, a Ilma. Srª Osmarina de Fátima Pazin Baldon, pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2307/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Advogada/Patrona, a Ilma. Srª Drª Thais Cristina Araújo Rodrigues Pereira, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2306/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Advogado/Patrono, o Revmo. Sr. Pe. Me. Paulo Roberto Vicente, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2305/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Advogado/Patrono, o Revmo. Sr. Dr. José Miguel Justo, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2304/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Defensora do Vínculo, a Ilma. Srª Drª Nadir Aparecida Pazin, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2303/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Defensor do Vínculo, o Revmo. Sr. Pe. Dr. José Aparecido de Souza, incardinado na Diocese de Bragança Paulista, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2302/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Defensor do Vínculo, o Revmo. Sr. Pe. Me. João Aroldo Campanha, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2301/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Defensor do Vínculo, o Revmo. Sr. Pe. Jurandir Ribeiro, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2300/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Juiz de Colégio, o Revmo. Sr. Pe. Robervam Martins Oliveira, incardinado na Diocese de Guaxupé (MG), pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2299/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Juiz de Colégio, o Revmo. Sr. Pe. Dr. José Aparecido de Souza, incardinado na Diocese de Bragança Paulista (SP), pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2298/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Juiz de Colégio, o Revmo. Sr. Pe. Me. André Dimas Nogueira Dieguez, incardinado na Diocese de Campo Limpo (SP), pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2297/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Juiz de Colégio, o Revmo. Sr. Pe. Me. Marcelo Francisco Leite, incardinado na Diocese de Campo Limpo (SP), pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2296/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Juiz de Colégio, o Revmo. Sr. Pe. Me. Mauro Sérgio Rodrigues Maciel, incardinado na Diocese de Osasco (SP), pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2295/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Juiz de Colégio, o Revmo. Sr. Pe. Me. Décio Rocco Gruppi, pelo período de dois anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2294/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Promotor de Justiça, o Revmo. Sr. Pe. Me. João Aroldo Campanha, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2293/35 – 28/12/2019: Tendo sido instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, no município de Santo André, havendo necessidade de designar um oficial capacitado para atender e instruir as causas encaminhadas por este Tribunal, nomeamos, para o cargo de Promotor de Justiça, o Revmo. Sr. Pe. Me. Décio Rocco Gruppi, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2292/35 – 28/12/2019: Nomeamos como Assistente Espiritual, na qualidade de Diretor Espiritual da Ordem das Virgens (cf. cân. 604, §§ 1-2) e das Viúvas Consagradas, o Revmo. Sr. Pe. Fernando Valladares da Silva, presbítero incardinado em nossa Diocese, em colaboração estrita com o Bispo Diocesano, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2291/35 – 28/12/2019: Tendo sido instituída em nossa Diocese, conforme prescrição da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio do Sumo Pontífice Francisco (Vos Estis Lux Mundi) a Comissão Diocesana para Tutela dos Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (cf. Decreto Prot. 2289/35), com o seu respectivo Regulamento (cf. Decreto Complementar Prot. 2290/35), nomeamos para compor a referida Comissão de auditores, os seguintes nomes: Pe. Dr. Jean Rafael Eugênio Barros, Vigário Judicial (presidente); Pe. Cícero Soares da Silva Neto; Pe. Leandro Alves Figueiredo; Frei Carlos Alberto de Queiroz OFM Conv.; Dra. Thais Cristina Araújo de Souza; Dra. Maria Isabel de Lima; Sra. Rosa Maria Lino Caminoto; Sr. Guido Evaristo Roggi.

Prot. 2290/35 – 28/12/2019: Tendo sido instituída em nossa Diocese a Comissão Diocesana para a Tutela dos Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (cf. Decreto Prot. 2289/35), por este Decreto Complementar lhe anexamos o Regulamento da comissão diocesana para a tutela dos menores e pessoas em situação de vulnerabilidade com as orientações para seu funcionamento.

Prot. 2289/35 – 28/12/2019: Acolhendo na Diocese de Santo André, em espirito de obediência e em Comunhão com a Cátedra de São Pedro e com todo o Colégio Episcopal, as determinações do Romano Pontífice, conforme prescrição da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio do Sumo Pontífice Francisco (Vos Estis Lux Mundi), de que “se adotem, a nível universal, procedimentos tendentes a prevenir e contrastar crimes que atraiçoam a confiança dos fiéis”; Com o presente decreto, fica constituída, nesta Igreja Particular, Diocese de Santo André, a Comissão Diocesana para a Tutela dos Menores e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. Esta Comissão funcionará anexa ao Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André. O Presidente desta comissão é o Vigário Judicial que será o responsável, juntamente com os demais membros da Comissão, por receber reclamações e outras informações sobre possíveis abusos sexuais cometidos por clérigos e professos na vida consagrada, dando ciência ao Ordinário.

Prot. 2288/35 – 28/12/2019: Concedemos o Uso de Ordem, ao Revmo. Sr. Pe. Mario da Silva, IVE, religioso-presbítero do Instituto do Verbo Encarnado, para celebrar, pregar e administrar os Sacramentos, inclusive Matrimônio “servatis servandis”, na Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Sueli, em Ribeirão Pires – SP, enquanto não ordenarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2287/35 – 28/12/2019: Concedemos o Uso de Ordem em nossa Diocese de Santo André, ao Revmo. Sr. Pe. Frei. José Pires Aguiar, OSA, religioso-presbítero da Ordem de Santo Agostinho – Vicariato Nossa Senhora da Consolação do Brasil, para celebrar, pregar e administrar os Sacramentos, inclusive Matrimônio “servatis servandis”, enquanto não ordenarmos ao contrário, conforme o Direito, e em plena comunhão com o Bispo Diocesano e o Presbitério.

Prot. 2286/35 – 28/12/2019: Por este Decreto, ratificamos a validade e a vigência da suspensão do Uso de Ordem do Revmo. Sr. Pe. Julio Caprani, presbítero incardinado na Diocese de Santo André – SP, que por livre decisão de não mais exercer o ministério sacerdotal, deverá seguir as determinações do Código de Direito Canônico. Que este decreto seja observado fielmente em toda a nossa Diocese, para o bem pastoral e a realização da missão da nossa Igreja Particular.

Prot. 2285/35 – 28/12/2019: Nomeamos, conforme o CDC cân. 239 § 2º, para ofício de Diretor Espiritual da Casa de Formação Propedêutica – Seminário Diocesano de Santo André, o Revmo. Sr. Pe. Camilo Gonçalves de Lima, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2284/35 – 28/12/2019: Nomeamos, conforme o CDC cân. 239 § 2º, para ofício de Diretor Espiritual da Casa de Formação Teológica – Seminário Diocesano de Santo André, o Revmo. Sr. Pe. Rudnei Sertório, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de três anos ou enquanto não ordenarmos o contrário.

Prot. 2282/35 – 14/12/2019: Atendendo ao pedido do Revmo. Sr. Vigário Episcopal para a Coordenação Diocesana da Pastoral, de 09 de dezembro de 2019, fazemos saber que, para compor, na Diocese de Santo André, a Comissão Teológica, conforme as finalidades e normas apresentadas no seu Decreto de Constituição (Prot. 2281/35), de 14 de dezembro de 2019, por meio deste documento, nomeamos os 15 membros da referida Comissão, pelo período de três anos (obtendo coordenação rotativa a cada ano por um dos membros escolhidos entre os pares), os seguintes teólogos: Pe. Joel Nery; Pe. Dayvid da Silva; Pe. Décio Dias Mirândola; Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho; Pe. Guillermo Daniel Micheletti; Pe. José Pedro Teixeira de Jesus; Pe. George Fernandes Jesuraj, SVD; Diác. Luciano José Dias; Diác. Marcelo Cavinato; Ir. Conceição Aparecida Gonçalves; Ir. Odir Teresinha Lopes de Brito; Ir. Wilma Carvalho; Sr. Glauber Machado; Sr. Jerry Adriano Villanova Chacon; Sra. Neusa Bargas Moreira.

Prot. 2281/35 – 14/12/2019: Em conformidade com o Primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017) – (cf. 8º Plano Diocesano de Pastoral/ Itinerário 2) e a pedido da Coordenação Diocesana de Pastoral, por este decreto, fica constituída, na Diocese de Santo André, a Comissão Teológica, com o objetivo de assessorar a missão evangelizadora da Igreja. A Comissão será composta por 15 membros, entre eles: presbíteros, diáconos, consagrados (as) e leigos (as) que se distingam pelo conhecimento teológico, fidelidade à Palavra de Deus, Tradição e Magistério da Igreja, de acordo com o que está prescrito sobre a colaboração entre bispos e teólogos (cf. Vaticano II – Dei Verbum 10; S. João Paulo II, Pastores Gregis 29).

Prot. 2280/35 – 14/12/2019: Tendo sido sugerido e votado pelo Diáconos Permanentes de nossa Diocese, aos 7 de dezembro de 2019, aprovo e decreto a mudança de nome da referida Escola Diaconal Diocesana, para Escola Diaconal Diocesana “Santo Efrém Diácono”. Fica assim, alterado o caput do Art. 126, do Regimento para o Diaconado Permanente, in Diretório Diocesano para o Diaconado Permanente, aprovado por decreto de 12 de maio de 2017 (Prot. 1512/35).

Prot. 2279/35 – 12/12/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Frei Carlos Alberto de Queiroz, OFM Conv., religioso-presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais, como Pároco da Paróquia Maria Imaculada – Parque Novo Oratório, em Santo André – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2278/35 – 12/12/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia São Benedito, Bairro dos Casas, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2277/35 – 12/12/2019: Por este Decreto, fazemos saber que o Revmo. Sr. Diác. Rafael Pires Borges, diácono permanente incardinado da Diocese de Santo André (SP), fica definitivamente excardinado da Diocese de Santo André, passando a fazer parte, portanto, do clero da Diocese de Catanduva (SP), na data em que obtiver o documento de incardinação devidamente assinado pelo Senhor Bispo da mesma.

Prot. 2276/35 – 8/12/2019: Atendendo ao pedido do Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais e com a devida aprovação do Conselho Diocesano de Presbíteros, fazemos saber que, pelo presente Decreto, erigimos canonicamente em nossa Diocese (Cf. CDC cân. 515) a Paróquia Maria Imaculada – Parque Novo Oratório, em Santo André – SP. A sede da Igreja Matriz da Paróquia Maria Imaculada esta situada à rua Fenícia, n. 774, Parque Novo Oratório – CEP: 09270-470 – Santo André – SP, sendo este edifício cedido para tal pela Província São Francisco de Assis do Brasil e aí ficará enquanto entendermos ser isto razoável e bom para o Povo de Deus. Que se estabeleça o quanto antes o Arquivo Paroquial, contendo os livros de Batismo, Crisma, Primeira Eucaristia, Casamentos, Casamentos com efeito civil, Tombo e dos Conselhos Paroquiais (CPP e CAEP).Que floresça a vida eclesial, alicerçada no anúncio do Evangelho, na celebração dos Sacramentos e na comunhão com o Bispo Diocesano e orientações pastorais e administrativas diocesanas.

Prot. 2275/35 – 8/12/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Pedro de Souza Pinto, CS, religioso-presbítero da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), como Vigário Paroquial da Paróquia São José, Centro Alto, em Ribeirão Pires – SP, em plena comunhão com o Pároco local; enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2274/35 – 8/12/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santo André – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2273/35 – 8/12/2019: Para ajudar no cumprimento da norma, para maior presença dos reitores nos seminários, dado que os mesmo são párocos devido à escassez de padres que temos, determinamos, por meio deste Decreto que: as Paróquias Santa Maria Goretti (Vila Metalúrgica, em Santo André), Cristo Rei (Parque Real, em Diadema) e Nossa Senhora das Graças (Vila Humaitá, em Santo André), em cujo território estão respectivamente as Casas de Formação do Propedêutico, de Filosofia e de Teologia, fiquem aos cuidados pastorais dos padres reitores (formadores) das respectivas Casas, a fim de facilitar o exercício da missão a eles confiada junto à formação dos seminaristas. Este Decreto vigorará enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2271/35 – 7/12/2019: Atestado de ordenação Diaconal – Em Solene Celebração Eucarística, na Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Mauá – SP, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano de Santo André, foi ordenado diácono o irmão Maycon dos Reis Custódio, nds, na presença do presbitério, religiosos e grande número de féis leigos.

Prot. 2270/35 – 7/12/2019: Atestado de ordenação Diaconal – Em Solene Celebração Eucarística, na Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Mauá – SP, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano de Santo André, foi ordenado diácono o irmão Cristovão Oliveira Silva, nds, na presença do presbitério, religiosos e grande número de féis leigos.

 

NOVEMBRO

Prot. 2265/35 – 30/11/2019 – Fazemos saber que, atendendo às necessidades pastorais da Caridade Social de nossa Diocese (cf. Prot. 2264/35), havemos por bem de nomear (Cf. CDC cân. 476. Decr. “Christus Dominus” n. 27), pelo período de 3 (três anos), o Revmo Sr. Pe. Ryan Matthew Holke, mipk, religioso-presbítero da Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano Missionários da Imaculada – Padre Kolbe, como Vigário Episcopal para o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, cuja prudência, doutrina e idoneidade o tornam apto para o exercício desta missão.

Prot. 2264/35 – 30/11/2019 – O primeiro Sínodo Diocesano, concluído em 15 de novembro de 2017, propôs, inspirado na Doutrina Social da Igreja, a criação de um serviço caritativo para agrupar e organizar, prestando ajuda aos vários organismos assistenciais e de caridade existentes na Diocese, e para atender os pobres e necessitados no molde de um Vicariato Episcopal, tendo à frente um Vigário Episcopal, conforme o CDC cân 476, que possa com o poder executivo do Bispo, atuar nesta questão da promoção da caridade social conforme CDC cân. 479 § 2º. Assim sendo, constituímos por este decreto, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, tendo à sua frente um presbítero com a posição de Vigário Episcopal, com incumbência de levar avante, com um grupo de leigos para isto escolhidos, os trabalhos pastorais do Vicariato.

Prot. 2263/35 – 21/11/2019 – Concedemos a permissão para conservar o Santíssimo Sacramento na capela Sagrado Coração de Jesus, pertencente ao segmento do Ensino Médio do Externato Santo Antônio, localizado à Rua São Luiz, 80, Bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul, enquanto ali funcionar o Externato ou até quando de minha parte não se ordenar o contrário, lembrando que se observem as normas da Igreja referente à guarda do Santíssimo Sacramento, em particular, a sua segurança.

Prot. 2262/35 – 20/11/2019: Para prover a administração do “Caixa Comum dos Presbíteros Diocesanos da Diocese de Santo André”, nomeamos a Comissão Administrativa e Conselho Fiscal, pelo período de três anos (o mesmo da Comissão Diocesana de Pastoral Presbiteral, conforme seu Estatuto, art. 9º), os Revmos. Srs. Presbíteros Diocesanos, incardinados em nossa Diocese, com suas respectivas atribuições: Pe. Roberto Alves Marangon (Presidente); Pe. Julio Rodrigues Neves Junior (Tesoureiro); Pe. Adenízio Leonardo Miranda (Secretário), Pe. Adriano Pereira da Silva (membro do Conselho fiscal), Pe. Cláudio Tafarelo (membro do Conselho fiscal).

Prot. 2261/35 – 20/11/2019: : Concedemos o Uso de Ordem, enquanto não mandarmos o contrário, conforme o direito, ao Revmo. Sr. Pe. Eliano Bispo dos Santos, mipk, religioso-presbítero da Associação Pública de Fiéis de Direito Diocesano Missionários da Imaculada – Padre Kolbe, para celebrar, pregar e administrar os Sacramentos, inclusive os Matrimônios “servatis servandis”, na Paróquia São Judas Tadeu – Jardim Caçula, em Ribeirão Pires – SP, em plena comunhão com o Administrador Paroquial local.

Prot. 2260/35 – 20/11/2019 – Fazemos saber que, tendo o Revmº Sr. Padre Odelardo Lourenço Pinto Júnior manifestado dificuldades no exercício do ministério, a necessidade de um tempo para refletir e descansar, comunicando por escrito sua livre decisão de “afastamento das funções sacerdotais por tempo indeterminado por motivos pessoais” (sic), e, após ter ouvido o parecer o Conselho de Presbíteros sobre a questão, decidimos, para o bem do clérigo, dispensá-lo do ofício de administrador Paroquial da Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Ribeirão Pires e conceder a licença solicitada, por um ano, a partir da data deste documento.

 

OUTUBRO

Prot. 2258/35 – 25/10/2019 – Fazemos saber que, atendendo às necessidades pastorais e de dimensão comunicativa de nossa Diocese, havemos por bem nomear (Confirmando), ao Departamento de Comunicação da Diocese de Santo André, o Revmo. Sr. Pe. Tiago José Sibula como seu Coordenador; e o Revmo. Sr. Pe. Marcos Vinicius Wanderlei da Silva como seu Vice Coordenador, presbíteros incardinados de nossa Diocese, cuja prudência, doutrina e idoneidade os torna aptos para o exercício destas missões.

Prot. 2257/35 – 25/10/2019 – Decreto sobre a oferta por ocasião da Crisma: Sendo que compete aos Bispos da Província Eclesiástica determinar a oferta devida por ocasião da administração dos sacramentos (cf. CDC cân. 1264 § 2º); e que após proposta de se determinar uma oferta por ocasião da administração do sacramento da Crisma, por crismando, destinada para as vocações sacerdotais, e aos pobres através do Vicariato Episcopal para Caridade Social; sendo a proposta acolhida positivamente e aprovada na Reunião do Conselho de Presbíteros de 17 de outubro de 2019. Fica determinado portanto que, a partir de um mês após a data deste decreto, as ofertas por ocasião da administração do Sacramento da Crisma, fixada em R$ 20,00 por crismando, serão entregues na Cúria Diocesana de Santo André (Departamento Administrativo).

Prot. 2256/35 – 18/10/2019 – Tendo consultado o Conselho Diocesano de Presbíteros que deu seu parecer favorável (cf. cân. 500 § 2º), acatado pelo Sr. Bispo, por este Decreto, fazemos saber que o Revmo. Sr. Pe. Eduardo Antonio Calandro, fica incardinado à Diocese de Santo André, passando a fazer parte, portanto, do clero da Diocese de Santo André, na mesma data de sua assinatura.

Prot. 2255/35 – 18/10/2019 – Decreto de Aprovação Diretório Administrativo, Econômico e Financeiro da Diocese de Santo André. Para reedição da Instrução Especial sobre o Plano de Manutenção da Diocese de Santo, procedeu-se à sua revisão, por parte dos membros do Conselho Diocesano de Presbíteros, Colégio de Consultores e Conselho de Assuntos Econômicos Diocesano (CAED), os quais deram suas contribuições, atualizando, em alguns tópicos esta valiosa “Instrução”, aprovada por unanimidade na Reunião do Conselho Diocesano de Presbíteros no dia 17 de outubro de 2019. Fica portanto, sancionado, a modo de instrução, o agora intitulado “Diretório Administrativo, Econômico e Financeiro da Diocese de Santo André”, que passa a valer na mesma data de sua publicação.

Prot. 2254/35 – 15/10/2019: Pedido de retificação de endereço da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, canonicamente constituída aos 8 de fevereiro de 1998, inscrita sob o CNPJ/MF nº 57.591.349/0090-38, está situada na Rua Gaspar de Lemos, 355 – Bairro Jardim Vila Rica, CEP 09170-040, município de Santo André – SP.

Prot. 2253/35 – 15/10/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Vila Humaitá, em Santo André – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2250/35 – 12/10/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim Zaíra, em Mauá – SP, ao Revmo. Sr. Diácono Aparecido Batista dos Santos, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Pároco local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2248/35 – 12/10/2019: Atestado de ordenação Diaconal – Em Solene Celebração Eucarística, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim Zaíra, em Mauá – SP, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano de Santo André, foi ordenado diácono permanente Aparecido Batista dos Santos, na presença do presbitério, familiares e grande número de féis.

Prot. 2246/35 – 4/10/2019: Constituímos e nomeamos a Comissão Diocesana de Pastoral Presbiteral (cf. Art. 9º do Estatuto da Comissão Diocesana de Pastoral Presbiteral) composta pelos seguintes membros: Revmo. Sr. Pe. Roberto Alves Marangon (Coordenador); Revmo. Sr. Pe. Romeu Leite Izidório (membro); Revmo. Sr. Pe. José Pedro Teixeira de Jesus (membro), pelo período de três anos.

Prot. 2245/35 – 4/10/2019: Nomeamos a Comissão Executiva (Conselho Gestor) do Caixa Comum dos Diáconos Permanentes, pelo período conforme os artigos 11º e 12º (Prot. 2089/35), os Srs. Diáconos Permanentes, incardinados em nossa Diocese, com suas respectivas atribuições: Diác. Luciano José Dias (Presidente); Diác. Laercio Carlos de Oliveira (Tesoureiro); Diác. José Maria Neto (Secretário), Diác. João Lázaro da Silva (Conselheiro fiscal/Auditor), Diác. Edmir dos Reis (Conselheiro fiscal/Auditor).

Prot. 2244/35 – 4/10/2019: Nomeamos, conforme o CDC cân. 261 § 2º, para ofício de Diretor de Estudos da Casa de Formação Teológica – Seminário Diocesano de Santo André, o Revmo. Sr. Pe. Everton Gonçalves Costa, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de três anos.

Prot. 2243/35 – 4/10/2019: Nomeamos, conforme o CDC cân. 239 § 2º, para ofício de Diretor Espiritual da Casa de Formação Teológica – Seminário Diocesano de Santo André, o Revmo. Sr. Pe. Clemilson Pereira Teodoro, presbítero incardinado de nossa Diocese, pelo período de três anos.

 

SETEMBRO

Prot. 2242/35 – 30/9/2019: Constituímos e nomeamos a Diretoria da Escola Diaconal “São Paulo Apóstolo” composta pelos seguintes membros (cf. Art. 4 § único): Dom Pedro Carlos Cipollini (Bispo Diocesano – Presidente); Pe. José Pedro Teixeira de Jesus (Presidente Diretor para formação dos candidatos ao Diaconado Permanente); Diác. Wagner Innarelli (Vice Diretor); Diác. Everson Neves Mendes (Diretor Espiritual); Diác. José Carlos Júnior (Secretário), pelo período de três anos, ou enquanto não ordenamos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2241/35 – 30/9/2019: Constituímos e nomeamos a Comissão Diocesana de Diáconos (CDD) composta pelos seguintes membros (cf. Art. 73 § 2º): Dom Pedro Carlos Cipollini (Bispo Diocesano – Presidente); Pe. Antonio Luiz de Araujo (Padre Assessor dos Diáconos); Pe. José Pedro Teixeira de Jesus (Diretor da Escola Diaconal); Diác. Celso Sais (Coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos); Diác. Luciano José Dias (Vice Coordenador); Diác. Wagner Innarelli (Secretário); Diác. Laercio Carlos de Oliveira (Tesoureiro), enquanto não ordenamos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2240/35 – 27/9/2019: Concedemos a permissão para conservar o Santíssimo Sacramento em capela particular, na Casa da “Fraternidade ‘O Caminho’”, enquanto ali funcionar as atividades da comunidade ou até quando de minha parte não se ordenar o contrário. Fica cancelada a permissão anterior (Prot. 2050/35), datada de 17 de outubro de 2018, referente a antiga moradia na Vila Linda, em Santo André.

Prot. 2239/35 – 27/9/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia São Pedro Apóstolo – Vila Santa Luzia (Taboão), em São Bernardo do Campo – SP, ao Revmo. Sr. Diácono Vicente do Nascimento Moreira, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Pároco local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2238/35 – 27/9/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Cristiano Marmelo Pinto, como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz – Jardim do Estádio, em Santo André – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2237/35 – 27/9/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Clemilson Pereira Teodoro, como Pároco da Paróquia Santa Luzia – Bairro Santa Luzia, em Ribeirão Pires – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2236/35 – 9/9/2019: Nomeação, conforme CDC cân. 517 § 2. do Revmo. Sr. Diácono Permanente Luciano José Dias, para o cuidado pastoral da Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de forma provisória, pelo tempo em que a mesma estiver desprovida de sacerdote para ela nomeado. Tendo presente o cân. 150, exerça o Diácono sua responsabilidade e participação na cura pastoral da Quase Paróquia, auxiliado pelo CPP, e na administração com auxílio do CAEP. Exerça também o Diácono o seu Ofício sob a orientação, como moderador, do Coordenador Regional de Pastoral (Região Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra), o Revmo. Sr. Padre Rogério Duarte Irmão.

Prot. 2235/35 – 4/9/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim Zaíra, em Mauá – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2234/35 – 4/9/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Santa Luzia – Jardim Beatriz, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de três anos.

 

AGOSTO

Prot. 2231/35 – 31/8/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia São Pedro e São Paulo – Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo – SP, ao Revmo. Sr. Diácono Marcelo Cavinato, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Administrador Paroquial local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2229/35 – 31/8/2019: Atestado de ordenação Diaconal – Em Solene Celebração Eucarística, na Paróquia São Pedro e São Paulo, em São Bernardo do Campo – SP, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano de Santo André, foi ordenado diácono permanente Marcelo Cavinato, na presença do presbitério, familiares e grande número de féis.

Prot. 2227/35 – 24/8/2019: Atestado de ordenação Diaconal – Em Solene Celebração Eucarística, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Arnaldo Janssen, em Diadema – SP, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano de Santo André, foi ordenado diácono o Frater Ronaldo Alves Oliveira, SVD, na presença do presbitério, sobretudo dos Missionários do Verbo Divino, familiares e grande número de féis.

Prot. 2226/35 – 24/8/2019: Atestado de ordenação Diaconal – Em Solene Celebração Eucarística, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Arnaldo Janssen, em Diadema – SP, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano de Santo André, foi ordenado diácono o Frater Jwakim Ekka, SVD, na presença do presbitério, sobretudo dos Missionários do Verbo Divino, familiares e grande número de féis.

Prot. 2225/35 – 24/8/2019: Atestado de ordenação Diaconal – Em Solene Celebração Eucarística, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Arnaldo Janssen, em Diadema – SP, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano de Santo André, foi ordenado diácono o Frater Geverson Marcelo de Oliveira, SVD, na presença do presbitério, sobretudo dos Missionários do Verbo Divino, familiares e grande número de féis.

Prot. 2224/35 – 24/8/2019: Decreto de Ordenação Diaconal (Permanente) do Revmo. Sr. Aparecido Batista dos Santos. Decretamos que o mesmo será ordenado diácono permanente, durante a Celebração Eucarística, no dia 12 de outubro de 2019, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim Zaira, em Mauá – SP. Pela referida ordenação diaconal, o mesmo se tornará clérigo e ficará incardinado à Igreja Particular de Santo André, para cujo serviço será promovido.

Prot. 2223/35 – 24/8/2019: Por este Decreto, fazemos saber que o Revmo. Sr. Pe. José Mateus Domingues Filho, presbítero incardinado da Diocese de Santo André, fica definitivamente excardinado da Diocese de Santo André, passando a fazer parte, portanto, do clero da Diocese de Goiás (GO), na data em que obtiver o documento de incardinação devidamente assinado pelo Senhor Bispo da mesma.

Prot. 2222/35 – 24/8/2019: Por este Decreto, ratificamos a validade e a vigência da suspensão do Uso de Ordem do Revmo. Sr. Pe. Rogério Romão Bueno, presbítero incardinado na Diocese do Crato (CE), membro da Comunidade Aliança de Misericórdia e acolhido “Ad experimentum” em nossa Diocese pelo período de três anos, que por livre decisão de não mais exercer o ministério sacerdotal, deverá seguir as determinações do Código de Direito Canônico. Que esta disciplina seja observada fielmente em toda a nossa Diocese, para o bem pastoral e a realização da missão da nossa Igreja Particular.

Prot. 2221/35 – 24/8/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia São Luiz Gonzaga – Jardim Paranavaí, em Mauá – SP, ao Revmo. Sr. Diácono Edmir dos Reis, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Pároco local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2220/35 – 24/8/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Marlene, em São Bernardo do Campo – SP, ao Revmo. Sr. Diácono Deomar Ustulin, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Pároco local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2219/35 – 24/8/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia São Jorge – Cidade São Jorge, em Santo André – SP, ao Revmo. Sr. Diácono José Roberto Storniolo, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Administrador Paroquial local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2218/35 – 24/8/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia São Felipe Apóstolo – Parque das Américas, em Mauá – SP, ao Revmo. Sr. Diácono Francisco José Poloni, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Pároco local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2217/35 – 24/8/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Jardim Riviera, em Santo André – SP, ao Revmo. Sr. Diácono Wagner Innarelli, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Pároco local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2216/35 – 24/8/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Vanderlei Ribeiro, como responsável pelo Oratório Nossa Senhora Aparecida, em Santo André, destinado ao culto divino em favor da Pastoral da Saúde Diocesana, enquanto perdurar a nomeação do mesmo sacerdote como Coordenador Diocesano da Pastoral da Saúde (cf. Prot. 2205/35).

Prot. 2215/35 – 18/8/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Menino Jesus – Jardim Marilene, em Diadema – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2214/35 – 18/8/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia São José – Centro Alto, em Ribeirão Pires – SP, ao Revmo. Sr. Diác. Siprianus Mathias Mbete, CS, religioso-diácono da Congregação dos Missionários de São Carlos, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Pároco local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2213/35 – 18/8/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Basílica Menor) – Centro, em São Bernardo do Campo – SP, ao Revmo. Sr. Diác. Jesús Antonio Manzo Madrigal, CS, religioso-diácono da Congregação dos Missionários de São Carlos, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Pároco local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2212/35 – 4/8/2019: Concedemos a permissão para conservar o Santíssimo Sacramento em capela particular, na Casa da “Comunidade Católica Fidelidade” (Casa de Missão São Bento), enquanto ali funcionar as atividades da comunidade ou até quando de minha parte não se ordenar o contrário.

Prot. 2211/35 – 4/8/2019: Por este Decreto de Emeritude aceitamos a renúncia de ofício eclesiástico, exercido na Paróquia Santa Maria Goretti – Vila Metalúrgica, em Santo André, do Revmo. Sr. Gervasio Genova de Paula, Diácono Permanente incardinado nesta Diocese de Santo André, em conformidade com o Código Direito Canônico.

Prot. 2210/35 – 4/8/2019: : Concedemos o Uso de Ordem, enquanto não ordenarmos ao contrário, conforme o direito, ao Revmo. Sr. Pe. Fr. Telles Ramon do Nascimento, O. de M., religioso-presbítero da Ordem das Mercês e “ad experimentum” em nossa Diocese, para celebrar, pregar e administrar os Sacramentos na Paróquia São Judas Tadeu – Bairro Campestre, em Santo André – SP.

Prot. 2209/35 – 4/8/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. José Ailton Teixeira, como Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição – Bairro da Matriz, em Mauá – SP, enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2208/35 – 4/8/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Hamilton Gomes do Nascimento, para o ofício de Reitor da casa de Formação Filosófica da Diocese de Santo André, pelo período de 3 (três) anos, ou enquanto não mandarmos o contrário, conforme o direito.

 

JULHO

Comunicado das Posses

Prot. 2206/35 – 25/7/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha – Bairro Piraporinha, em Diadema – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2205/35 – 25/7/2019: Por este Decreto, reconhecemos a criação ou ereção do Oratório Nossa Senhora Aparecida, destinado ao culto divino em favor da Pastoral da Saúde Diocesana. Nele proceda-se às celebrações sagradas, menos aquelas reservadas à Igreja Matriz Paroquial. Damos a devida licença para que aí se conserve a Santíssima Eucaristia.

Prot. 2203/35 – 25/7/2019: Decreto de Conferimento do Leitorato e Acolitato do Revmo. Sr. Aparecido Batista dos Santos. Decretamos que o candidato ao Diaconato Permanente, admitido entre os candidatos às Ordens Sacras no dia 22 de junho de 2019, receberá os Ministérios de Leitor e de Acólito, durante a Celebração Eucarística, no dia 26 de julho de 2019, na Igreja Matriz da Paróquia Sant’Ana, Bairro Sant’Ana, em Ribeirão Pires – SP.

Prot. 2202/35 – 25/7/2019: Decreto de Ordenação Diaconal (Permanente) do Revmo. Sr. Marcelo Cavinato. Decretamos que o mesmo será ordenado diácono permanente, durante a Celebração Eucarística, no dia 31 de agosto de 2019, na Igreja Matriz da Paróquia São Pedro e São Paulo, Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo – SP. Pela referida ordenação diaconal, o mesmo se tornará clérigo e ficará incardinado à Igreja Particular de Santo André, para cujo serviço será promovido.

Prot. 2201/35 – 25/7/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Silvânio José da Silva, como Pároco da Paróquia Santa Luzia – Jardim Beatriz, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2200/35 – 25/7/2019: Concedemos o Uso de Ordem na Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Bairro Casa Grande, em Diadema – SP, ao Revmo. Sr. Diácono João Lázaro da Silva, para que possa administrar solenemente o Santo Batismo, assistir os Matrimônios “servatis servandis”, pregar a Palavra de Deus e servir a comunidade, em plena comunhão com o Administrador Paroquial local, enquanto não mandarmos ao contrário, conforme o Direito.

Prot. 2199/35 – 25/7/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Frei João Aroldo Campanha, religioso-presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais, ad experimentum em nossa Diocese, como Administrador Paroquial da Paróquia Santa Teresinha – Bairro Santa Teresinha, em Santo André – SP, enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2198/35 – 25/7/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Tiago José Sibula da Silva, como Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia – Bairro Pinheirinho, em Santo André – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2197/35 – 25/7/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Clayton Ramos Costa, como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Bairro Eldorado, em Diadema – SP, enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2196/35 – 25/7/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Eduardo Antonio Calandro, presbítero incardinado na Diocese de Goiás (GO), como Pároco da Paróquia Santo Antônio – Jardim Santo Antônio, em Santo André – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2195/35 – 16/7/2019: Por este Decreto, fazemos saber que o Revmo. Sr. Pe. Carlo Battistoni, presbítero incardinado da Diocese de Santo André, fica definitivamente excardinado da Diocese de Santo André, passando a fazer parte, portanto, do clero da Diocese de Ponta Grossa (PR), na data em que obtiver o documento de incardinação devidamente assinado pelo Senhor Bispo da mesma.

Prot. 2194/35 – 3/7/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora da Salete – Vila Helena, em Santo André – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2193/35 – 3/7/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Bairro Serraria, em Diadema – SP, pelo período de três anos.

 

JUNHO

Prot. 2189/35 – 10/6/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Santa Teresinha – Bairro Santa Teresinha, em Santo André – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2188/35 – 10/6/2019: : Por este Decreto, fazemos saber que o Revmo. Sr. Pe. Fernando Mártir Sosa, presbítero incardinado da Diocese de Santo André, fica definitivamente excardinado da Diocese de Santo André, passando a fazer parte do clero da Diocese de São Roque de Presidencia Roque Sáenz Peña, na Argentina, na data em que obtiver o documento de incardinação devidamente assinado pelo Senhor Bispo da mesma.

Prot. 2187/35 – 10/6/2019: : Concedemos o Uso de Ordem, enquanto não ordenarmos ao contrário, ao Revmo. Sr. Pe. Matias Susczynski, SVD, religioso-presbítero da Congregação dos Missionários do Verbo Divino e membro da equipe de formação da mesma, para celebrar, pregar e administrar os Sacramentos na Paróquia Santo Arnaldo Janssen – Jardim São Judas Tadeu, em Diadema – SP.

Prot. 2186/35 – 3/6/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Hamilton Gomes do Nascimento como Pároco da Paróquia Cristo Rei – Parque Real, em Diadema – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenamos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2185/35 – 3/6/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Joaquim de Souza como Pároco da Paróquia São Felipe Apóstolo – Parque das Américas, em Mauá – SP, pelo período de 6 (seis) anos, ou enquanto não ordenamos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2184/35 – 3/6/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Roberto Alves Marangon como Diretor Espiritual da Casa de Formação do Propedêutico pelo período de (3) três anos, ou enquanto não ordenamos o contrário, conforme o Direito.

 

MAIO

Prot. 2183/35 – 31/5/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. José Aparecido de Sousa como Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida – Parque Selecta, em São Bernardo do Campo – SP, enquanto não ordenamos o contrário, conforme o Direito.

Prot. 2182/35 – 31/5/2019: Pelo presente Decreto, após a criação da Quase-Paróquia “Imaculada Conceição Aparecida”, aos 12 de julho de 2018, elevamos a Paróquia, erigindo em nossa Diocese (cf. CDC cân. 515) a PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO APARECIDA – Parque Selecta, em São Bernardo do Campo – SP.

Prot. 2181/35 – 31/5/2019: Atestado de ordenação Diaconal – Em Solene Celebração Eucarística, na Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Mauá – SP, presidida pelo Sr. Bispo Diocesano de Santo André, foi ordenado diácono o irmão Oberdan Santana, nds, na presença do presbitério, religiosos e grande número de féis leigos.

Prot. 2174/35 – 15/5/2019: Concedemos o Uso de Ordem, enquanto não ordenarmos ao contrário, ao Revmo. Sr. Pe. Antonio Araújo de Souza, presbítero incardinado na Diocese de Campina Grande (PB), para celebrar, pregar e administrar os Sacramentos nas Paróquias Santo Antonio – Jardim Santo Antônio, e Santa Teresinha – Bairro Santa Teresinha, ambas em Santo André – SP.

Prot. 2173/35 – 15/5/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Frei Décio Pires, OFM Conv. como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Parque Novo Oratório, em Santo André – SP

Prot. 2172/35 – 14/5/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Santa Cruz – Bairro Silveira, em Santo André – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2171/35 – 14/5/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Santo Antônio – Vila Alpina, em Santo André – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2170/35 – 14/5/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Vila Vitória, em Mauá – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2169/35 – 14/5/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bairro Jardim, em Santo André – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2166/35 – 13/5/2019: Concedemos o Uso de Ordem, enquanto não ordenarmos ao contrário, ao Revmo. Sr. Pe. Robervam Martins de Oliveira, presbítero incardinado na Diocese de Guaxupé (MG), para celebrar, pregar e administrar os Sacramentos na Paróquia São João Batista – Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo – SP.

Prot. 2165/35 – 13/5/2019: Concedemos a permissão para conservar o Santíssimo Sacramento em Capela Particular na Casa da “Comunidade Católica ‘Shalom’” – Missão Santo André, enquanto ali funcionar as atividades da comunidade ou até quando não se ordenar ao contrário.

Prot. 2164/35 – 26/4/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia São Maximiliano Maria Kolbe – Capivari, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de três anos.

 

ABRIL

Prot. 2163/35 – 18/4/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Santíssima Virgem – Jardim do Mar, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2162/35 – 18/4/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Bairro Santa Maria, em Santo André – SP, pelo período de três anos.
Prot. 2161/35 – 18/4/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Sant’Anna – Bairro Santana, em Ribeirão Pires – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2160/35 – 18/4/2019: Concedemos o Uso de Ordem, para atender às necessidades Pastorais do Colégio Imaculado Coração de Maria, em São Caetano do Sul, ao Revmo. Sr. Pe. Jurandi Avelino Júnior (Pe. Tarcísio do Imaculado Coração de Maria), presbítero incardinado na Diocese de Marabá – PA.

Prot. 2159/35 – 18/4/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Jurandir Ribeiro como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso – Bairro Paraíso, em Santo André – SP.

Prot. 2158/35 – 18/4/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Guilherme Franco Octaviano como Administrador Paroquial da Paróquia São Jorge – Cidade São Jorge, em Santo André – SP.

Prot. 2157/35 – 18/4/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Nelson Rosselli Filho como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Salete – Vila Helena, em Santo André – SP.

Prot. 2156/35 – 18/4/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. José Aparecido Cassiano como Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Vila Humaitá, em Santo André – SP.

Prot. 2155/35 – 2/4/2019: Concedemos o Uso de Ordem, enquanto não ordenarmos ao contrário, ao Revmo. Sr. Pe. Cleiton Nery de Santana, SJ, religioso presbítero da Companhia de Jesus – Província dos Jesuítas do Brasil.

 

MARÇO

Prot. 2153/35 – 19/3/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia São João Batista – Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2152/35 – 19/3/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2151/35 – 19/3/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia São José Operário – Jardim Bela Vista, em Santo André – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2150/35 – 19/3/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Jesus de Nazaré – Vila São José, em São Bernardo do Campo – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2149/35 – 19/3/2019: Provisão do Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Nova Gerty, em São Caetano do Sul – SP, pelo período de três anos.

Prot. 2148/35 – 15/3/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Alejandro Cifuentes Flores, CS como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Basílica Menor) – Centro, em São Bernardo do Campo – SP.

Prot. 2147/35 – 22/2/2019: Concedido o Uso de Ordem, para atender às necessidades Pastorais da Comunidade Fanuel – Rosto de Deus, ao Revmo. Sr. Pe. José Henrique do Carmo, presbítero incardinado na Diocese de Anápolis – residente na Diocese de Santo Amaro -SP.

Prot. 2137/35 – 21/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. José Aparecido Cassiano como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Vila Humaitá, em Santo André – SP.

 

FEVEREIRO

Prot. Sec.Ep.28/19 – 20/2/2019: Consentimento do Bispo Diocesano com pedido do Revmo Sr. Padre Wanderson Cintra Silva, após renunciar ao ofício de pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Santo André, e a seu cargo no Tribunal Eclesiástico Diocesano, para transferir-se à Jundiaí na qual está incardinado, sendo sua diocese de origem, e onde moram seus parentes.

Prot. 2144/35 – 20/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Carlos Alberto do Carmo Barbosa, CS como Vigário Paroquial da Paróquia São José – Centro, em Ribeirão Pires – SP.

Prot. 2143/35 – 20/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Ricardo José Guesser, CS como Pároco da Paróquia São José – Centro, em Ribeirão Pires – SP.

Prot. 2142/35 – 20/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Vinícius Ferreira Afonso como Vice-Chanceler da Cúria Diocesana de Santo André.

Prot. 2141/35 – 14/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Cláudio Anselmo Santos Silva, CSsR como Vigário Paroquial da Paróquia Menino Jesus – Jardim Marilene, em Diadema – SP.

Prot. 2140/35 – 14/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Antônio Carlos Barreiro, CSsR como Pároco da Paróquia Menino Jesus – Jardim Marilene, em Diadema – SP.

Prot. 2139/35 – 14/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Wojciech Mittelstaedt, SVD como Vigário Paroquial da Paróquia Santo Arnaldo Janssen – Jardim São Judas Tadeu, em Diadema – SP.

Prot. 2138/35 – 11/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Ademir Santos de Oliveira como Moderador da Cúria Diocesana.

Prot. 2136/35 – 16/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Guilherme Franco Octaviano como Coordenador Diocesano de Liturgia.

Prot. 2135/35 – 16/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Guilherme Franco Octaviano como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso – Bairro Paraíso, em Santo André – SP.

Prot. 2134/35 – 16/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Clayton Ramos Costa como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Bairro Eldorado, em Diadema – SP.

Prot. 2133/35 – 16/2/2019: Atestado de Ordenação Presbiteral do Revmo. Sr. Pe. Guilherme Franco Octaviano.

Prot. 2132/35 – 16/2/2019: Atestado de Ordenação Presbiteral do Revmo. Sr. Pe. Clayton Ramos Costa.

Prot. 2130/35 – 10/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Carlos Alberto da Rocha Vasconcelos, NDS, como Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo – Vila Guarani, em Mauá.

Prot. 2129/35 – 1/2/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Márcio Antonio Vidal de Negreiros, OSA, com Uso de Ordem em nossa Diocese de Santo André.

Prot. 2128/35 – 28/1/2019: Nomeação do Revmo. Sr. Pe. Adriano Pereira da Silva como Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo – Vila Santa Luzia, em São Bernardo do Campo.

 

JANEIRO

Prot. 2125/35 – 20/1/2019: Nomeação do Revmo Sr. Pe. Rogério Duarte Irmão para Administrador Paroquial da Paróquia São Judas – Jd. Caçula, em Ribeirão Pires.

Prot. 2124/35 – 20/1/2019: Aceitação da Renúncia de Ofício de Administrador Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu – Jd. Caçula, em Ribeirão Pires, apresentada pelo Revmo Sr. Pe. Orlando de Moura por motivo de saúde.