Diocese de Santo André

Tapete Solidário: gesto concreto de caridade na Solenidade de Corpus Christi

A Diocese de Santo André, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, promoverá no dia 3 de junho (quinta-feira), durante a Solenidade Corpus Christi, uma iniciativa chamada “Tapete Solidário”, que consistirá na arrecadação de alimentos, roupas, cobertores e fraldas para as famílias carentes das sete cidades do Grande ABC. Para realizar esse gesto concreto de generosidade, basta-se dirigir a uma das 106 paróquias e 257 comunidades/ capelas presentes no território diocesano. Acesse aqui e consulte a igreja mais próxima de sua casa para ajudar o próximo!

O vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke, faz um convite a todas as pessoas de bom coração a participarem dessa ação em sintonia com a tradicional montagem dos tapetes neste período e com a Igreja no Brasil, que realiza a segunda fase da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”.

“Nós estamos vivendo esse período tão dramático da pandemia e apesar de já estar há muito tempo nossa convivência com essa situação, ainda não terminamos de atravessar esse momento difícil. E é por isso que gestos e atitudes de solidariedade se fazem mais importantes do que nunca”, salienta.

Eucaristia, o sinal de unidade dos cristãos

Pe. Ryan afirma que certamente a inspiração para essa boa ação é o sinal mais eloquente da nossa unidade enquanto cristãos, que é a Eucaristia. “Jesus quer nos fazer comungar do seu corpo e sangue. Faz de nós um só corpo e um só espírito e nos envia em missão, nos mostra que a Eucaristia é a partilha, é dom da vida. E pensando a partir desta grande celebração do Corpus Christi que iremos viver no dia 3 de junho, o Vicariato (Episcopal para a Caridade Social) quer fazer esse apelo a todos. Para as comunidades e paróquias que façam também o tapete solidário”, conclama.

Como participar do Tapete Solidário?

O tapete solidário será realizado conforme a realidade e a sensibilidade de cada comunidade paroquial. A proposta é que cada pessoa no dia da Solenidade de Corpus Christi, doe alimentos, cobertores, roupas de frio, fraldas tanto infantis, quanto geriátricas, para atender as famílias mais carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social nas comunidades.

Objetivo da iniciativa

O Vicariato Episcopal para a Caridade Social expressa a coletividade de todas as pastorais sociais e caritativas da Diocese de Santo André. Por isso, o primeiro objetivo é sempre atender a realidade local de cada paróquia, principalmente atuar na redistribuição do excedente arrecadado para as regiões mais carentes de toda a diocese.

“Quero contar com a sua generosidade, com a sua solidariedade neste momento tão importante que estamos vivendo. E que essa celebração de Corpus Christi, olhando a Eucaristia, faça de nós também pessoas mais eucarísticas, pessoas que se doam como Jesus se doou, que amem como Jesus ama”, reflete Pe. Ryan.

Compartilhe:

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes

Vigília Diocesana reúne juventude na catedral para uma noite de oração, louvor e escuta

Nove candidatos ao diaconato permanente recebem Ministérios de Leitor e Acólito, na catedral diocesana

Diocese de Santo André participa do 26º Interdiocesano das CEBs – Sub SP

Homilia – Ordenação Presbiteral do Diác. Lucas Cordeiro Santos da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos

Dom Pedro ordena o religioso Lucas Cordeiro Santos presbítero na Paróquia Santo André

Nota de pesar – Diocese de Santo André