Viver um Ano Vocacional em nossa Diocese é uma grande oportunidade de louvarmos e bendizermos a Deus por tantas vocações e vidas doadas em nossa Igreja Particular, além expressarmos nossa confiança nas palavras de Jesus, que disse: “Pedi ao Senhor da
messe que envie operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos” (Mt 9,38).

Diante de tantas necessidades pastorais, muitas vezes faltam sacerdotes, pessoas consagradas, homens e mulheres que decidam entregar-se totalmente pela causa do Reino, acolhendo assim o chamado de Deus. Diante disso, não podemos desanimar, mas devemos intensificar nossa oração, trabalhando a conscientização vocacional em todas as dimensões da vida cristã.
Queremos ao longo deste ano, fortalecer nossa animação vocacional diocesana, gerando uma cultura e espiritualidade voltada à promoção de novas vocações. Queremos construir juntos este Ano Vocacional e convidamos a todos a se motivarem para fazermos de nossas atividades e ações pastorais, lugares privilegiados para o despertar e o discernimento das vocações.
Desejamos promover encontros com crianças, adolescentes e jovens, com as famílias, grupos, pastorais e movimentos refletindo o tema da vocação, da missão e do discipulado. Que em nossas comunidades cresçam os momentos de Hora Santa pelas vocações e que em nossas reuniões e atividades semanais possamos sempre abrir espaço para uma prece vocacional.

Cremos que muitos frutos brotarão deste nosso Ano Vocacional e por isso queremos confiá-lo à especial proteção de Maria Santíssima, aquela que soube acolher seu chamado, e por meio de seu sim generoso apresentou ao mundo o Salvador.
Quem acolhe sua vocação é verdadeiramente feliz. Muitos em nossa diocese já abraçaram o seu chamado, venha você também fazer parte do rebanho de vocacionados e vocacionadas do Senhor!

Pe. Everton Gonçalves Costa
(Par. Sagrada Família – SBC Anchieta / Assessor do SAV-PV)

Videos do Ano Vocacional Diocesano