Diocese de Santo André

Santa Rita de Cássia, uma vida dedicada ao Senhor

Santa Rita de Cássia nasceu em 1381, numa família de fé. Tinha a vontade de dedicar-se somente ao Senhor, mas respeitou a vontade dos pais, e casou-se com Paulo Ferdinando, conhecido por seu comportamento violento e brutal. Teve dois filhos, que mesmo recebendo todo o amor e exemplo da mãe, enveredaram pelos mesmos caminhos paternos. Santa Rita dedicava-se à sua família com doçura, com oração e amor, refugiando-se sempre no Senhor.  Com isso, conseguiu por meio de muitas orações e amor, abrir uma brecha no coração de seu marido, fazendo-o mudar de vida.

Contudo, um dia, Santa Rita viu-se viúva, ao encontrar seu marido assassinado numa beira de estrada. Os filhos prometeram vingar a morte do pai, ignorando os conselhos da mãe. Diante de tal situação, Santa Rita confiou seus filhos ao Senhor, para que eles não concretizassem tal ato. Pouco tempo depois, o Senhor levou os filhos de Santa Rita para junto Dele.

Viúva e sem filhos, Santa Rita foi seguir seu impossível sonho de dedicar-se totalmente ao Senhor. Contudo, sua admissão foi negada no convento. Diante de tal situação, diante da impossibilidade de realizar seu sonho, Santa Rita entregou seus projetos ao Senhor, pedindo a intercessão dos santos. Com isso, foi milagrosamente admitida no convento.

Mulher de muita oração, pediu somente a graça de poder compartilhar as dores do Senhor, recebendo um estigma em sua face. Esse sinal maravilhoso trouxe muitas dores e sofrimentos a Santa Rita, pelas dores que sentia como também pelo mau-cheiro que produzia, tendo que sempre viver resguardada dos demais. Mas sua fama de santidade se espalhava, e graças a suas orações, muitas pessoas conseguiram sinais do Senhor em suas vidas, até mesmo uma rosa em meio ao rigoroso inverno. Passou dessa vida no dia 22 de maio de 1457, enchendo o claustro onde vivia com o suave odor da santidade.

Num mundo que cultiva a cultura do espetáculo, onde quase tudo é público, compartilhado e curtido, Santa Rita nos mostra o valor da vida de intimidade com o Senhor. Diante de todas as situações, mesmo as mais contrárias, é no Senhor que se encontra a salvação, o impossível. Seu exemplo discreto, mas cheio de coragem, mostra que as ações feitas com o puro amor do Senhor, conseguem alcançar até mesmo os corações mais endurecidos, e nos fazem sonhar consonantes à vontade do Senhor. Mais do que likes, com Santa Rita, aprendemos o desprendimento e a espalhar o suave odor de Cristo no mundo.

“Fostes a rosa preferida! Ó Santa Rita de Jesus! Ensinas-me lição de vida! Sofrer, amar, levando a cruz” (Hino de Santa Rita de Cássia)

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

Por Pe. Frei João Aroldo Campanha, Glauber Machado e Jerry A. V. Chacon

Compartilhe:

Dom Pedro Carlos Cipollini: 15 anos de episcopado vividos “Em Nome de Jesus”

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado reforça unidade e compromisso com a evangelização

Foranias concluem assembleias e apontam prioridades para assembleia diocesana

Em defesa da vida: Diocese de Santo André celebra o Dia do Nascituro

nomeacoes

Nomeações e provisões – 08/10/2025

Dom Pedro, um pastor com cheiro de suas ovelhas, celebra 15 anos de episcopado

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Dom Pedro Carlos Cipollini: quinze anos de episcopado

24º Encontro Diocesano fortalece a missão dos catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo

Diáconos da Diocese de Santo André participam da Peregrinação do Jubileu em Aparecida