São Paulo é uma cidade que não para, mas durante o mês de janeiro a cidade desacelera um pouco. Por conta das férias escolares, a ‘Pauliceia desvairada‘ fica mais tranquila e estar por aqui é uma ótima oportunidade para curtir a cidade e tudo o que ela oferece!
Preparamos uma lista com 14 dicas para você curtir as férias de janeiro em São Paulo com tranquilidade e sem gastar muito. Olha só que demais!
1. Passear pelo Beco do Batman
Se você gosta de arte de rua esse é o seu lugar! Situado na Vila Madalena, bairro descolado da cidade, o Beco do Batman é uma ótima opção de passeio ao ar livre. É um lugar todo colorido por graffitis incríveis e um dos nossos lugares preferidos na cidade!
Aproveite a visita para passear pela Vila Madalena, um dos bairros mais gostosos de São Paulo, que oferece muitas opções de restaurantes, bares e lojinhas super charmosas.
O Beco do Batman fica entre as Ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena. Recomendo curtir uma manhã de sábado ou domingo lá.
2. Tomar um café no Mirante 9 de julho
O Mirante 9 de julho é um espaço multicultural que fica bem pertinho da Avenida Paulista, atrás do MASP e promove diversas atividades de cultura, lazer e gastronomia. Tudo isso com uma bela vista para a Avenida 9 de Julho!
É certamente um lugar que você precisa conhecer. Recomendo tomar um café por lá e assistir a uma exibição de cinema ao ar livre. Confira a programação completa através do site oficial.
O Mirante 9 de Julho fica na Rua Carlos Comenale s/n e funciona de terça a domingo (e feriados) das 10h às 22h. A entrada é grátis!
3. Conhecer o Mercado de Pinheiros
Eu adoro conhecer os mercados dos lugares que eu visito. Acho um programão! Se você também curte, recomendo conhecer o mercado mais charmoso de Sampa: o Mercado de Pinheiros, que foi revitalizado recentemente e desde então tornou-se point dos apreciadores da boa gastronomia.
É de encher os olhos passear pelos seus boxes repletos de frutas, grãos, verduras, queijos, tem de tudo inclusive produtos regionais, de todas as partes do Brasil. Mas o melhor de tudo é que tem bons lugares para comer, de pizza a ceviche passando pela comida nordestina, são muitas as delícias vendidas ali e com preços acessíveis.
O Mercado de Pinheiros fica na Rua Pedro Cristi, 89, em Pinheiros e funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. A entrada é grátis!
4. Explorar o Bairro da Liberdade
Fazer um passeio pelo bairro oriental da cidade é mergulhar em culturas milenares e conhecer os sabores e as tradições dos povos japoneses, chineses e coreanos. Pelas ruas da Liberdade estão espalhadas lanternas vermelhas e vários restaurantes e lojas com produtos típicos. É um programa essencial pra se fazer em Sampa.
Para conhecer o bairro da Liberdade comece pela Praça da Liberdade, na estação Liberdade do metrô. Percorra a Rua dos Estudantes, Rua da Glória, Rua Galvão Bueno e arredores.
Ande pelas ruas do bairro, entre nas lojas, experimente comidas e bebidas. Divirta-se! No fim de semana, a feirinha na Praça da Liberdade é pedida certa! É um ótimo jeito de aproveitar as férias de janeiro em São Paulo, hein?
5. Fazer a visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
O belo prédio do Theatro Municipal de São Paulo chama a atenção daqueles que circulam pelo centro antigo da cidade e a curiosidade para saber como ele é por dentro deve ser um dos motivos para querer visitá-lo.
Adentrar aquele espaço de cultura e tantas histórias é algo que fica guardado na memória. Apesar de já ter tido a oportunidade de assistir a alguns espetáculos nesse verdadeiro templo revestido de ouro e veludo vermelho, foi recentemente que tive a experiência de fazer uma visita guiada por ele e assim pude conhecer muito sobre esse lugar.
Recomendo fazer a visita guiada e se tiver a oportunidade de assistir a algum espetáculo, vá em frente!
Férias de janeiro tem tudo a ver com passeios ao ar livre e no verão brasileiro ir para um parque e passar o dia inteiro curtindo é uma ótima pedida, não acha? O Parque Villa-Lobos fica no bairro Alto de Pinheiros e tem uma área de 732 mil m2, esse espaço todo conta com uma grande área verde, ciclovia, biblioteca, orquidário, parquinhos, anfiteatro, quadras de esportes, campos de futebol, aparelhos de ginástica, pista de cooper, entre outras coisas. Lá você pode, por exemplo, alugar uma bike, passear com seu pet ou fazer um piquenique. É uma delícia de lugar!
O Parque Villa-Lobos fica na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, no Alto de Pinheiros e funciona diariamente das 5h30 às 19h (durante o horário de verão até às 20h). A entrada é grátis.
7. Ver uma exposição de fotografia no IMS Paulista
O Instituto Moreira Salles foi um dos presentes que a cidade de São Paulo ganhou em 2017, um belo presente e sem dúvidas um lugar que merece ser visitado. Sua programação repleta de exposições, filmes, oficinas, faz desse lugar um centro cultural super completo.
Sem contar que o prédio é lindo e de quebra ainda tem o ótimo café e restaurante Balaio comandado pelo chef Rodrigo Oliveira.
O Instituto Moreira Salles fica na Av. Paulista, 2424 e funciona de terça a domingo (e feriados), das 10h às 20h e quintas, das 10h às 22h. A entrada é grátis.
8. Conhecer a Japan House
Outro lugar que foi inaugurado em 2017 e que já caiu no gosto do público foi a Japan House, um centro de divulgação da cultura japonesa na cidade.
São Paulo foi uma das 3 cidades do mundo escolhidas para abrigar uma Japan House, as outras cidades são Londres e Los Angeles. A arquitetura do prédio que fica no começo da Avenida Paulista chama a atenção de quem passa por ali. E entrando na Japan House o público se surpreende, o lugar é lindo e tem sempre ótimas exposições e ainda conta com uma biblioteca, uma lojinha que vende artesanato tradicional e produtos importados do Japão, um Café com diversas gostosuras e o restaurante de comida japonesa do renomado chef Jun Sakamoto.
A Japan House fica na Avenida Paulista, 52 e funciona de terça a sábado, das 10 às 22he aos domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é grátis.
9. Visitar o Museu Lasar Segall
Para os amantes de arte eu recomendo conhecer o Museu Lasar Segall, que fica na Vila Mariana. A casa que abriga o museu foi residência e ateliê de Lasar Segall, um artista super importante na história do Brasil, apesar de não ser brasileiro.
O acervo do museu por si só já vale uma visita e a sua programação com exposições, oficinas de gravura, cinema, cursos, entre outras atividades, tem sempre boas opções. Além disso o museu tem um Café bem gostoso que fica no pátio da casa e que também serve almoço a um ótimo preço.
O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111, Vila Mariana e funciona de quarta a segunda, das 11h às 19h. A entrada é grátis.
10. Curtir o Sesc Pompeia
O Sesc Pompeia é um dos lugares que todo mundo merece visitar e se possível frequentar na cidade de São Paulo. O grande galpão, todo de cimento e com detalhes vermelhos, que antigamente abrigava uma fábrica de tambores foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi.
Devo dizer que já vale a visita só pela arquitetura, mas além disso ele é um incrível centro de lazer e cultura.
A programação bastante variada oferece inúmeras atividades entre shows, espetáculos de circo e dança, teatro, oficinas, exposições e muitas outras atrações a preços acessíveis, quando não são gratuitas. Se você ainda não conhece o Sesc Pompeia aproveite as suas férias de janeiro em São Paulo, é uma super pedida.
O Sesc Pompeia fica na Rua Clélia, 93 e funciona de terça a sábado, das 9h às 22h e domingos e feriados, das 9h às 20h. A entrada é grátis.
11. Curtir o jardim do Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira fica num lindo e enorme casarão na Avenida Brigadeiro Faria Lima e tem como temáticas a arquitetura e o design.
O MCB promove exposições temporárias além de mostras de longa duração e ainda conta com uma programação variada com atrações musicais, feiras gastronômicas, oficinas, lançamentos de livros, palestras e eventos especiais.
Se você vai passar as férias de janeiro em SP pense na possibilidade de fazer um piquenique no enorme jardim do museu. É uma ótima oportunidade de passar um dia inteiro curtindo arte e natureza.
O MCB disponibiliza em seu site as regras para a realização de piqueniques no local.
O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é grátis aos sábados, domingos e feriados. Nos outros dias o ingresso custa R$10 (inteira).
12. Curtir o sábado na Praça Benedito Calixto
Reserve um sábado para passear pela feirinha da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros.
Todos os sábados, das 9h às 19h diversos expositores se concentram na praça e em suas barracas vendem antiguidades, artesanatos, roupas e etc. A feira ainda conta com uma praça de alimentação com muitas opções de comidinhas, bebidas e roda de chorinho que acontece das 14h30 às 18h30.
Certamente é um bom programa para um sábado, além da feira existem várias lojas e mercados descolados ao redor da praça e também boas opções de bares e restaurantes, como o tradicional Consulado Mineiro que serve comida mineira, uai! Meu conselho chegue cedo tanto para aproveitar a feira com calma quanto para almoçar sem ter que enfrentar fila mas se você gosta de um “fervo” a coisa costuma pegar fogo no final do dia.
13. Fazer a visita monitorada à Sala São Paulo
Sabia que São Paulo tem uma das 10 melhores salas de concerto do mundo?! Pois é, a Sala São Paulo, casa da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de Sâo Paulo), faz por merecer essa classificação. É um lugar lindo, arrojado e com uma qualidade acústica impressionante.
Estar ali é um privilégio e não é daqueles privilégios para poucas pessoas não, visitar a Sala São Paulo e assistir a um espetáculo pode ser bastante acessível, sabia? Pois bem, a Sala São Paulo realiza concertos matinais gratuitos na maioria dos domingos e também oferece visita monitorada que vale muito a pena fazer.
A Sala São Paulo fica na Praça Júlio Prestes, 16 e você pode fazer uma visita monitorada que é super legal!
14. Visitar o Museu Catavento
Férias de janeiro em SP e eis um programa que agrada tanto crianças como adultos: o Museu Catavento! O museu é tão incrível que não tem como não se animar com a possibilidade de passar o dia todinho curtindo suas diversas atrações.
O Museu Catavento é dividido em 4 sessões: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Na parte Universo, por exemplo, os assuntos abordados são Astronomia, Terra, Biomas, Galáxias e etc.
O museu é super interativo e tem muitas engenhocas que deixam a criançada, e os adultos também, bastante empolgadas. Nada como aprender se divertindo! Veja mais informações no site do museu.
O Museu Catavento fica na Avenida Mercúrio s/n e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até às 16h). Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e tem estacionamento no local!
Fonte: https://www.topensandoemviajar.com/2018/01/02/ferias-de-janeiro-em-sao-paulo/